Assim que a ECOVALE recebe um novo colaborador este começa a fazer parte de um Programa de Integração, onde recebe instruções técnicas realizadas diretamente pelo Técnico em Segurança do Trabalho, sendo exposto ainda por meio de apresentação audiovisual as instalações que compõem a empresa, o funcionamento de máquinas, equipamentos, procedimentos e normas da organização. Concomitantemente, a partir do ano de 2013 com o início do desenvolvimento de Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) na organização, a ECOVALE passou a contar com – além de Integração Técnica, já realizada – Integração Social, visando promover o acolhimento e ambientação dos seus colaboradores.
Capacitação Profissional
No que se refere à CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – é composta por representantes dos Funcionários, escolhidos através de voto, e representantes indicados pelo Empregador, os quais são treinados para atuar na prevenção de acidentes. Suas reuniões realizam-se mensalmente, nelas são apresentados e analisados os acidentes do trabalho que ocorreram no período entre as reuniões, as melhorias que possam ser implantadas no ambiente de trabalho para reduzir a ocorrência de tais acidentes e, principalmente, as sugestões dos colaboradores. Desde junho de 2013 é disponibilizado internamente o “Informativo CIPA” que mantém nossos colaboradores atualizados sobre segurança do trabalho, utilidades, curiosidades e calendário de reuniões da comissão.
A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais. Nos locais de trabalho existem diversas situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho, logo, a análise destes fatores em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.
A ECOVALE prioriza a prevenção de acidentes orientando seus colaboradores com Palestras de Integração voltadas a cada tipo de atividade que será desenvolvida pelos colaboradores.
Orienta-se em relação a normas internas, trajes adequados para o trabalho, higiene pessoal, fluxo interno de veículos e pessoas, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), atividades abaixo do padrão, forma de agir em caso de acidente, acidente de trajeto, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), combate a incêndios, sinalizações e proteções de segurança das máquinas – realizando apresentações de vídeo sobre prevenção de acidentes no local de trabalho, comprometendo-se assim com a Segurança do Trabalho.